UM-GCMH is in the news – Brian J. Hall, PhD presented at the first TEDx event at University of Macau

(from ponto final - January 25, 2016)

TEDx: Criar raízes na sociedade de Macau

Elisa Gao
pontofinalmacau@gmail.com

 

Foi a primeira edição do TEDx na Universidade de Macau e é para continuar. Cinco oradores abordaram temas como o ensino da dança, saúde mental, ciências biomédicas, a indústria da construção naval no território ou a renovação urbana na RAEM.

“Não estamos a criar coisas novas, somos curadores para preservar a tradição”, disse Francisco Vizeu Pinheiro, um dos oradores, ao PONTO FINAL. O docente da Universidade de São José abordou três projectos de renovação – Largo do Senado, Largo da Sé e Largo do Lilau – e apresentou uma questão: “Quem são os guardiões da alma de uma cidade?”. A que se seguiu a resposta: “Nós não somos criadores mas curadores do património”.

O académico deu o exemplo da sua própria família, que disse ter raízes fundas em Macau, com uma história de 160 anos. O arquitecto diz estar a trabalhar na descodificação do que apresenta como sendo o ADN da tradição: “O património não são só pedras. Elas são algo que se pode replicar e transmitir à geração seguinte, tal como a linguagem, com as mesmas raízes, o mesmo padrão”.

Brian J. Hall, psicólogo clínico, epidemiologista e professor assistente de psicologia na Universidade de Macau, disse estar a trabalhar com a Organização Mundial de Saúde num projecto sobre o conceito de “e-saúde mental” na RAEM, relacionado com uma solução baseada numa aplicação. “É algo que leva muito tempo. Há muito trabalho a fazer, desenvolvimento da internet, conteúdo, linguagem, desenvolvimento de uma plataforma que todos possam usar”, adiantou.

Chon Ip Tam, profissional freelancer que se dedica à promoção da cultura de Macau, disse ter crescido numa família tradicional de construtores navais. Na conferência de sexta-feira apresentou-se com vários adereços: um pequeno navio, um pote de madeira com pequenas pás, um cubo de madeira usado para fazer remos e duas garrafas, transmitindo sentimentos mistos. Chon revelou não gostar que as pessoas se refiram a ele como pertencente à última geração de construtores navais e pediu aos presentes para que cuidem das suas raízes, seja a cultura da construção naval ou qualquer outra manifestação da identidade do território.

Agnes Lam também marcou presença no certame. Ao PONTO FINAL, a professora da Universidade de Macau e activista política aplaudiu a escolha do tema que norteou a primeira conferência Ted X organizada no território: “O tema ‘Raiz’ foi muito bem escolhido. Pode fazer-nos reflectir muito, começando pela medicina ocidental até ao estatuto espiritual humano. Os próximos dois sobre Macau são muito interessantes, boas palestras, sinto-me muito bem”. A docente disse esperar que nos próximos anos o TEDx traga mais tópicos que – tal como o tema “Raiz” fez – despertem a atenção e a preocupação de diferentes públicos.

Das 500 candidaturas recebidas para participação no evento, 200 foram seleccionadas. Talvez devido ao frio, permaneceram alguns lugares vazios entre os 240 lugares disponíveis. No final do evento, decorreu uma votação, para a audiência seleccionar o tema do próximo ano.

UM-GCMH is in the news – Brian J. Hall, PhD presented at the first TEDx event at University of Macau

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.